sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vale a pena escutar

Como ando muito ligado a música, nada mais apropriado que começar a divulgação das minha maluquices pelas maluquices sonoras.


É um pouco dificil resumir o que escuto, então vou apenas citar e mostrar alguma coisa de artistas que curto e que não são tão conhecidos. Aos poucos coloco mais coisas novas que vale a pena escutar. Então minhas dicas vão ficar mais em nomes nunca ouvidos ou ouvidos por pouco, não vale nada divulgar Chico ou Caetano se não for um trabalho novo, ou algo que realmente esteja muito na minha cabeça.




Então vamos ao que interessa.



A primeira dica musical que indico é Tiê. Uma cantora paulistana, fugindo um pouco do cenário samba, onde tem aparecido as melhores cantoras da atualidade, como Roberta Sá, Mariana Aydar e Maria Rita, entre outras que vou deixar pra citar depois.


Tiê tem um trabalho simples, basicamente voz, violão e piano. Um cd muito simples, mas que encanta pela sua voz. Não é um som forte, mas é um som muito agradavel de se escutar, digamos relaxante e assim que eu conheci viciante. Acho que ela tem muito a evoluir já que seu envolvimento com a música é recente e a descoberta dessa veia artística também.


O cd da cantora chama-se Sweet Jardim e a sugestão pra conhecer o trabalho dela é esse vídeo abaixo. Vale ressaltar que o trabalho cd é melhor do que algumas apresentações voz e violão que estão no youtube.



A segunda dica é a banda Orquestra Imperial. Confesso que pouco sei sobre essa banda. Conta com a participação de Rodrigo Amarante, e numa busca rápida, vi que conta com outros nomes como Moreno Veloso (filho do Caetano Veloso), Pedro Sá (guitarrista do Caetano) e Thalma de Freitas (atriz e mais uma das boas novas vozes do samba).
O cd da banda e muito agradável de se ouvir e vira e meche tá lá no meu mp4. Com um som montado pra gafieiras a banda conta com repertório com músicas engraçadas e de muito bom gosto. A sugestão de apresentação é o video abaixo.



PS: Não achei muitos vídeos bons. Vale a pena conferir também a música Ereção.

Por fim das dicas de hoje, sugiro Lisa Hannigan. Esta linda cantora irlandesa, acompanhou Damien Rice durante muitos anos e agora lança seu trabalho individual. Pra quem não conhece Damien Rice, vale a pena conhecer, mas com certeza já ouviram a muito manjada "The Blower´s Daughter". Quase todas as músicas desse grande artistas são boas, mas previna-se pra um som depressivo.
Lisa Hannigan tem um estilo próximo ao de Damien, mas traz muito mais vida em suas músicas. Seu primeiro trabalho, o cd "Sea Song" é excelente e como aperitivo do cd sugiro "I don´t know", mas o cd conta com outras agradaveis músicas como Pistachio.

Fiquem com "I don´t know" em uma versão diferente da do CD.


Depois desse post acho que fiquei devendo um com as revelações femininas do samba. Que são muitas e portanto deixo pra um outro dia.

Um comentário: